quarta-feira, 20 de abril de 2011

A vez da Gravata!!

O post anterior era basicamente sobre os vestidos e seus tamanhos, cores e a gravata foi mencionada sutilmente como mera coadjuvante.
Mas devemos saber que a gravata é de grande importância para a elegância masculina. Como não possuo dotes fashionista, busquei contribuições em outros sites.


Meninos, vale a pena dar uma lida com atenção !!!



Gravatas para o seu biótipo!



Às vezes gostamos de roupas que não favorecem as nossas medidas. Devemos prestar bastante atenção nas peças que compramos e tirar proveito de nossas medidas.

Homens altos: devem preferir peças que os dividam e incorpore, a idéia é “fatiar” a silhueta. Esse efeito pode ser feito através de listras, cores ou texturas.
Para homens desse biótipo os ternos de abotoamento alto, geralmente os de três botões e com a lapela mais alta, são os mais recomendados.
O colarinho da camisa deve ser o italiano, que é mais aberto e mais curto. Fuja dos ingleses e dos muito pontudos, pois afina o rosto.
As gravatas devem ser mais largas e de tons chamativos que contrastem com o terno. Esqueça as estreitas que estão na moda, pois elas não ficam bem para os homens altos.
As camisas devem ter bolso com o recorte na altura do peito, ou que tenham botões de pressão. As pólos devem ter listras largas ou colarinho de outra cor.
As escolhas dos sapatos sociais devem ser com formas mais robustas que incluem solados e bordas mais largas. Prefira modelos com recortes de detalhes como o brogue, que é uma variação do Oxford.
As malhas com pontos grossos, como a fisherman e a aran, são perfeitas. Para cashmare, vá na argyle (com losangos) com gola careca.
Para escolher bem os acessórios, basta pensar em tudo o que “fatia” a sua silhueta como cachecóis, cintos de cadarço bicolores, pasta carteiro usado na diagonal, meias listradas e relógios chamativos.
Os tênis e os sapatos casuais devem ser parrudos, com o solado alto e fôrmas mais largas. Os tênis street coloridos foram feitos para você, assim como as botas pesadas.
Para ternos de lã fria, os quadriculados, como o windowpane, e os texturizados são os melhores para criar volume.
Nas calças casuais aproveite a moda do veludo e das calças com prega. Para os 
jeans escolha as lavagens mais claras ou com interferências horizontais.

Homens baixos: use peças que dão o efeito de alongar, em cores únicas, com zíper ou lapelas alongadas.
No terno use as lapelas estreitas e alongadas que estão na moda. Prefira paletós com um ou dois botões. O padrão ideal é o de risca-de-giz fininho.
Diferente dos homens altos, os baixos devem preferir os colarinhos ingleses, mais pontudos, ou os franceses, básico. Os curtos da moda caem bem, mas devem ser usados com gravatas estreitas.
Para os homens baixos as gravatas estreitas são imbatíveis, entre 5  e 8 cm. Outra opção é usar as estampadas geométricas miúdas com o fundo escuro no tom do terno.
O que sempre funciona para os baixinhos, além do risca de giz, são os padrões chamados de falso liso, como o espinha de peixe, que cai perfeitamente, pois tem textura entremeada por linhas verticais.
Os sapatos sociais devem ter formas mais alongadas e sem muitos detalhes ou costuras. Os modelos ideais são: Oxford, slip on e mocassim.
Abotoamento simples e zíper são bons aliados para alongar a silhueta. Os modelos de casacos e jaquetas mais ajustados que terminem no cós da calça são perfeitos.
As malhas devem ser mais finas e com o decote em “V.” Prefira as texturas mais caneladas, com a trama em vertical, e as de cor única.
Nos acessórios prefira as correntes mais leves, pulseiras finas e relógios. Cachecóis com pontas caídas estão liberados. Já os cintos deve haver um cuidado especial, opte pelos que sejam do mesmo tom da calça e nunca com cores contrastantes, pois isso divide a silhueta.
Os tênis e os sapatos casuais devem ser de cores próximas as da calça, pois o tornará mais alongado. Duas cores? Não pode!
Dê preferência às estampas miúdas e pouco contrastantes. Tecidos lever, como o algodão fininho, são ótimos para você.
A melhor camiseta para ser usada são as de decote “V.” Nas camisas casuais prefira as listras verticais. E os bolsos só se forem pequenos.
Modelagens de calças retas ou afuniladas são ótimas, assim como o jeans com lavagem clara e vertical. Xô calças cargo!
As bermudas devem ser mais curtas, pois ajudam a alongas as pernas. Nunca use abaixo do joelho.

Homens gordos: com alguns cuidados, quem está acima do peso pode parecer um pouco mais magro. Use peças que alongam e não evidencie o peso.
Os ternos devem ter abotoamento alto, com três botões. Algumas jaquetas também podem vestir bem, mas não deixe de experimentar.
Sempre discretos e de cores escuras, prefira os riscas de giz, espinha de peixe, sal e  pimenta.
Os colarinhos devem ser proporcionais ao sei rosto e pescoço e, na medida do possível, alongadas. Quem tem papas deve usar colarinho alto e alongado.
As camisas devem ter tecidos encorpados, como o Oxford e o espinha de peixe. E com listras.
Se o estiver usando um paletó de abotoamento alto, prefira as gravatas chamativas, com listras largas e cores fortes. Os nós devem ser robustos.
Mesmo entre os cáquis, as calças devem ser de tecidos encorpados. Quanto à modelagem, opte pelas retas e não compre nada que afunile nas pernas.
As malhas devem ser de decote “V” e o cardigã pode ser um ótimo aliado se estiver no mesmo tom que a calça, pois esconde as laterais e desvia a atenção para o rosto. As malhas caneladas também são uma ótima opção.
Fique longe de jaquetas com enchimentos. Elas devem ser de tecidos encorpados e que terminem abaixo do cós da calça ou no quadril. Os modelos com zíper podem ser bem interessantes.
O cinto, os sapatos e as maias devem seguir o mesmo tom da calça, pois essa continuidade alonga a silhueta. Capriche nos óculos e nos relógios.
As estampas devem ser de tamanho médio, nem muito pequeno e nem muito grande, e com o fundo escuro. Os tecidos sempre encorpados e que não marquem.
As melhores camisetas para você são as pólos de piquê, que tem tecido encorpado e não marca as dobrinhas da barriga. Já a gola, enfeita e chama a atenção para o rosto.
As bermudas devem ser de sarja e com bolsos que terminam acima dos joelhos. Para a praia, a melhor é a de meio cós, com botão de pressão e velcro na frente e elástico na parte de trás.

Homens magros, porém barrigudos: a melhor pedida é desviar a atenção do centro do seu corpo.
O terno ideal deve ser feito sob medida, no qual a lapela deve ir abrindo até o limite de sua barriga, criando um “V” longo. Em geral, esse modela é encontrado nos de três botões.
As camisas devem ter tecidos encorpados com listras e bolsos duplos.
O colarinho quanto mais imponente melhor. Podem ser com dois botões, com o pé de gola alta ou mesmo os curtos da moda. A ideia é sempre enfatizar o seu rosto.
As gravatas não podem ser nem finas demais e nem grosas de mais, as médias, de 8 a 10 cm, são perfeitas. Os nós devem ser robustos, aposte em cores e padrões vibrantes.
Evite os modelos de calças afuniladas. Todos os outros estão liberados.
As jaquetas devem ser mais compridas e retas, na altura do quadril e evite os modelos com punho.
Invista nas golas pólos e nos Cardigans. Peças que tem uma listra horizontal na altura do peito são ótimas opções.
Prefira as camisetas de manga raglan – escuras na barriga – e no decote “V.” Ambas alargam os ombros e criam uma falsa linha central que afina a silhueta.
Os cachecóis e os lenços de verão são ótimas pedidas, porque desviam a atenção da barriga. Sapatos e relógios chamativos também são bem legais.
Os tênis e os sapatos casuais devem ter o mesmo tom da calça para alongar, ou um bem chamativo, para desviar a atenção da barriga.
Para camisas e camisetas escolha tecidos mais encorpados. Fique longe de cambraias de linho e algodão e de camisetas com elastano.
Não compre nada que tenha botões com detalhes chamativos, invista nos longos e nos silks na parte de cima do corpo, começando sempre acima da barriga.
As estampas sempre ajudam, principalmente, se forem uniformes. As geométricas e as listras disfarçam bem a barriga.




Tipos de nós de Gravatas

O nó depende muito do tipo de camisa que vai acompanhar a gravata. Para colarinho largo, o ideal é o nó mais cheio, com volume; com os demais colarinhos, prefira aquele de tamanho médio. Estão fora de moda os nós pequenos, como os que se usava nos anos 60, quando as gravatas também eram bastante finas.


O tecido das gravatas também tem influência sobre os seus nós. Gravatas de seda, mais leves, e por isso ideais para os dias quentes, formam nós menores. Gravatas de jacquard são mais pesadas e proporcionam nós maiores. Elas podem também ser usadas no verão, mas, em qualquer época, requerem um nó mais 
simples, que não faça tanto volume.



Nenhum comentário:

Postar um comentário